• REDAÇÃO MARKET9

MOYASHI com NIRA

" O moyashi é bem versátil. Podemos prepará-lo simplesmente refogado com cebola ou até fazer pratos mais elaborados como iscas de carne bovina (ou frango)..."

Acredito que o moyashi seja bem conhecido dos brasileiros e todo descendente de japonês nascido no Brasil deve, em algum momento da vida, ter o moyashi bem presente à mesa nas horas das refeições.

É um alimento bem barato aqui no Japão. Cheguei a ver por 10 ienes um pacote de 200g. É praticamente de graça! No Brasil (que eu me lembre) também era bem acessível mas as embalagens eram maiores (250g ou 500g).

O moyashi é bem versátil. Podemos prepará-lo simplesmente refogado com cebola ou até fazer pratos mais elaborados como iscas de carne bovina (ou frango).

Mas a minha sugestão é bem mais simples e econômica! Vegetarianos ficarão felizes... nada de carnes!

Vou preparar meu moyashi com nirá!



Antes... algumas dicas:

Retire o moyashi da embalagem e deixe de molho em água com um pouco de vinagre (a gente não faz isso com folhas de alface para higienizar? Então... mesma coisa!). Uns dez ou 15 minutos é o suficiente (enquanto isso, vá preparando os outros ingredientes).






Eu aprendi na disciplina de Cozinha Asiática que devemos retirar as pontas do moyashi deixando ele assim como na foto abaixo.

Conforme aprendi com meu professor que além de Chef é Sushiman, esse “cuidado” deixa o prato mais bonito e profissional.






Mas gente... cá entre nós... estamos falando de cozinha do dia a dia né? Não estou ignorando esse processo que é importantíssimo para quem trabalha no ramo mas por outro lado temos que ser práticos. Fazer a própria comida já é um ato de amor além de um esforço. Então, não vamos complicar! Fica ao critério de cada um como proceder... a dica está dada!


Ingredientes:

200g de moyashi

1 cebola pequena cortada em pétalas ou fatias

½ maço de nirá (pode colocar mais se preferir) cortado em tamanhos menores.

2 colheres de sopa de shoyu

1 colher de sopa de sakê mirim

1 fio de óleo (soja, canola, girassol...)

1 fio de óleo de gergelim

Sal, caso necessário

Modo de preparo:

O nirá é comprido e lembra cebolinha, chamado também de "alho japonês".

Lave e corte em pedaços menores de mais ou menos uns 5 cm para ficar do mesmo tamanho do moyashi. Aqueça uma panela com o óleo de soja. Refogue a cebola até murchar em fogo médio. Acrescente o sakê mirim, deixe evaporar e acrescente o moyashi. Continue refogando até começar murchar o moyashi e adicione o nirá e o shoyu. Refogue por mais alguns minutos (até cozinhar o nirá). Desligue o fogo e acrescente o óleo de gergelim. Acerte o sal caso seja do seu gosto. Ou use mais shoyu.


Até a próxima!


#novo #post #gastronomiaoriental #moyashi #vegetariano #sigueme #curta #chef #culinariajaponesa #market9comerbeber #japao #nira #cebolinha

126 visualizações
Perfil-Market9.jpg

Market9 Brasil desde 2016.

Aclimação | São Paulo/SP | Brasil

  • Facebook - círculo cinza