• REDAÇÃO MARKET9

Okonomiyaki a panqueca japonesa

Setembro 12,2019 - Por Chef Aemi Maeda


Olá!

Não é a primeira vez que falo de Okonomiyaki... a “panqueca” japonesa. Se não me falhe a memória, foi num post do comecinho do ano falando de uma experiência gastronômica num restaurante de Okonomiyaki em Osaka, listado na categoria Bib Gourmand Michelin.


Desde então, procurei saber mais e experimentar mais Okonomiyakis por ai. Descobri que exite o Okonomiyaki estilo Osaka (que só leva a massa, alguma proteína e repolho picado) e o estilo Hiroshima (que além da massa, alguma proteína e repolho picado, ainda leva macarrão de yakisoba frito na chapa. Nem vou comentar que o meu preferido é este.


E lógico: não poderia deixar de experimentar a minha versão feita em casa. Era um desafio pois o Okonomiyaki é feito tradicionalmente numa chapa aquecida e na frente do cliente. É uma comida de rua. Eu teria de fazer no fogão comum e com uma frigideira.

Comprei 2 espátulas próprias para Oknomiyaki (elas são mais compridas, que é para você conseguir pegar e virar o Okonomiyaki na chapa.

Após umas 3 ou 4 tentativas consegui fazer um Okonomiyaki digno de foto (modéstia a parte).





Segue a receita que eu usei:


Molho (opcional):

Maionese: 50 g

Molho Inglês: 50 ml

Ketchup: 50 ml


Massa:

Farinha de trigo: 120g

Sal refinado: 5g

Água: 200 ml

Lombo de porco: 150g

Repolho branco: 5 folhas

Ovo tipo extra branco: 2 unidades

Óleo de soja: 30 ml

Folhas de alga marinha torrada cortadas fininhas ou alga em pó (se achar)

Macarrão para yakisoba (opcional): 100g


Modo de preparo:

Molho: misturar todos os ingredientes e gelar.

Cozinhar o macarrão, escorrer e adicionar um fio de óleo para não grudar. Reservar.

Massa: chifonar repolho, cortar o lombo em tirinhas.

Na sauteuse, saltear lombo por 30 segundos.

Juntar o lombo em tirinhas salteado, repolho, farinha, ovo, sal, pimenta e, aos poucos, a água.

Fazer as panquecas em uma frigideira anti-aderente de preferência untada com um fio de óleo e servir com molho por cima. Decorar com algas marinhas em pó ou tiras.


Algumas dicas:

- Aqui no Japão existem várias marcas de molhos prontos para okonomiyaki. Eu usei um deles e fiz a decoração com maionese. Eu passei uma receitinha bem simples de um molho já que talvez no Brasil ainda não tenha o molho pronto.

- O macarrão é opcional. Eu coloquei uma porção de macarrão cozido no centro da frigideira untada com um fio de óleo e adicionei a massa da panqueca em cima, espalhando (não faça muito alto senão demora muito para cozinhar ou fica cru). Depois do macarrão “fritar” (ficar dourado) eu virei tudo com auxílio das espátulas. O macarrão ficou por cima. Deixei fritar o lado da massa até dourar, sempre observando para não queimar. Depois, virei no prato já direto para servir. Adicionei o molho, finalizei com maionese e alga em pó.

- O lombo de porco pode ser substituído por camarão ou lula.



#chef #chefaemimaeda #okonomiyaki #japao #culinariajaponesa


20 visualizações
Perfil-Market9.jpg

Market9 Brasil desde 2016.

Aclimação | São Paulo/SP | Brasil

  • Facebook - círculo cinza